Dermatologia Estética

Dermatologia estética é a área da dermatologia que atua nas questões relacionadas a estética e beleza da pele, cabelos e unhas. Nesta especialidade, são realizados tratamentos visando a melhora de situações que possam trazer prejuízo estético, como cicatrizes, manchas, assim como melhoria dos sinais de envelhecimento, tais como rugas, sulcos, flacidez. Todos os métodos de tratamento estético realizados na Dermatologia Integrada são comprovadamente eficazes e cientificamente aceitos.

Procedimentos:

Peeling Quimico

Consiste na aplicação de uma solução composta por acidos e outras substâncias para uso na pele da face,  colo e  mãos. É indicado no tratamento da acne, manchas solares, melasma, poros dilatados, cicatrizes de acne e rugas finas.  É um procedimento  realizado em ambiente de consultório, promovendo uma  agressão nas camadas da pele. Esta agressão pode ser superficial ou atingir uma profundidade maior, dependendo do tipo e da concentração da substância escolhida para uso. Os peelings mais superficiais determinam uma descamação fina e discreta. Os mais profundos ocasionam uma descamação mais escura e espessa. Após a descamação, a pele fica mais fina, homogênea, clara e viçosa.

Microagulhamento

O microagulhamento é um tratamento minimamente invasivo, feito por meio de um rolo com muitas agulhas finas de aço cirúrgico que causam micro perfurações na pele, induzindo a produção de novas fibras colágenas. Pode ser utilizado para o rejuvenescimento, tratamento de cicatrizes de acne, estrias, entre outras indicações. O procedimento promove a melhora da textura e firmeza da pele, atenua as cicatrizes, estrias e, ainda, o tamanho dos poros. Os pequenos “furinhos” decorrentes do tratamento também podem facilitar a absorção de outras substâncias que combatem os sinais de envelhecimento, tais como a vitamina C e retinol, processo conhecido como "drug delivery". Por ser levemente doloroso, o procedimento é realizado com anestésico em creme no local.

Toxina Botulinica

A toxina botulínica atua no rejuvenescimento por bloquear a contração da  musculatura responsável pela  mímica facial. Com a musculatura relaxada, e dependendo da profundidade das rugas na pele, estas rugas melhoram sua intensidade e até desaparecem. É aplicada através de injeções com agulhas muito finas, sob anestesia local feita com creme anestésico. Após o bloqueio da musculatura, que leva até 20 dias, o efeito perdura por um período que varia de 4 a 6 meses, dependendo do organismo de cada indivíduo.

Toxina Botulínica para HIperidrose

A hiperidrose consiste na produção excessiva de suor, decorrente da hiperatividade das glândulas sudoríparas. Normalmente é acentuada pela ansiedade ou estresse.

A sudorese excessiva pode prejudicar a qualidade de vida das pessoas afetadas. Um simples abraço ou aperto de mão podem gerar constrangimento para quem sofre de hiperidrose. Surgem, então, problemas em relacionamentos interpessoais, prejuízos profissionais e sociais.

A toxina botulínica pode ser usada com sucesso principalmente nas pessoas que têm hiperidrose axilar e, eventualmente, na hiperidrose palmar. Trata-se de um método minimamente invasivo, sem risco cirúrgico, com resultados rápidos e efetivos, proporcionando redução do suor em até 99,4%. A duração do efeito é de 6 a 10 meses, com resultados individuais.

O procedimento pode ser feito em consultório, apenas com analgesia tópica.

Hidratação Injetável

A hidratação injetável, também conhecida por skinbooster, é um procedimento minimamente invasivo que consiste na aplicação de ácido hialurônico na pele, devolvendo a hidratação, firmeza, elasticidade e melhora das rugas. Este procedimento também induz a produção de novo colágeno na pele. É indicado para tratar aquelas ruguinhas finas ao redor dos olhos, lábios, pescoço, colo e mãos. Este tipo de tratamento pode ser associado com outros métodos para obtermos melhor resultado, como: peeling, laser e luz pulsada. O tratamento consiste em 3 sessões, com intervalo de 30 dias entre cada uma.

Preenchimento

Consiste na aplicação de substâncias que fazem volume nas áreas aplicadas na face. A substância usada em  nossa clínica é o acido hialurônico, que é injetado sob anestesia local tópica entre as camadas da derme.  É utilizado para correção de sulcos na face, rugas finas, olheiras, além de poder dar contorno ou volume aos lábios. Sua duração dependerá do local onde foi aplicado, assim como a quantidade usada, variando de 6 a 12 meses.

Volumização Facial

É o método de preenchimento profundo com acido hialurônico que tem como objetivo refazer o volume de gordura perdido com o envelhecimento. Pode ser aplicado na região malar ( maçãs do rosto), têmporas, bochechas, linha mandibular.

Radiofrequência

É um tratamento estético, indolor,  que visa a melhora da flacidez e celulite. Através da aplicação na pele de um aparelho que emite ondas de radiofrequência, consegue-se um aumento da temperatura das camadas mais profundas da derme e tecido subcutâneo. Este aumento da temperatura, que fica entre 39 a 42 graus C.,  estimula a contração das fibras colágenas e posteriormente aumento da atividade dos fibroblastos, que são as células que produzem fibras colágenas. O resultado é individual e costuma a ser observado após 4 a 6 sessões. O intervalo entre cada aplicação varia de 10 a 20 dias, dependendo do aparelho e protocolo utilizado. 

Depilação a Laser

O laser é um feixe de luz altamente concentrado. Essa luz emitida é atraída pelo pigmento marrom da raiz do pelo e o calor gerado é captado por este pigmento, danificando o folículo piloso. Desta forma, retarda ou impede o crescimento de um novo fio. O laser atinge principalmente os pelos na sua fase ativa de crescimento (fase anágena). Como nem todos os fios estão nessa etapa, são necessárias várias sessões para se atingir o resultado desejado. O número de sessões dependerá da área tratada, da densidade dos pelos e do ciclo de crescimento deles. Em média são necessárias 6 sessões.

O resultado do tratamento varia de paciente para paciente, pois fatores como cor da pele, cor do pelo e espessura do pelo são determinantes. Pessoas de pele clara e pelos escuros costumam ter os melhores resultados. Em indivíduos com pele morena ou bronzeada, o tratamento deve ser mais cuidadoso, porque a pele ao redor do pelo também apresenta pigmento marrom e pode absorver a energia do laser e causar queimaduras ou manchas. Hoje já existem modernos aparelhos que podem ser utilizados em pessoas de pele mais escura, como o laser de diodo, ou mesmo com pele negra, como o laser Nd:YAG. O aparelho utilizado no tratamento será determinado pelo médico, de acordo com a pele e com as características do paciente.

Esses aparelhos são seguros, o índice de complicações é baixo, desde que sejam operados por médicos habilitados que saberão adequar o tratamento ao tipo de pele de cada paciente.

Luz Intensa Pulsada (LIP)

Trata-se de um aparelho que possui uma lâmpada flash de alta energia, ou seja, emite luz. O que permite que a LIP trate diferentes problemas é sua amplitude de comprimento de ondas, que atingem diferentes profundidades da pele. Essas ondas atingem diferentes alvos: a melanina - que, em excesso, causa sardas e manchas -, os vasos sanguíneos - no caso, os microvasos da face e colo principalmente - e o colágeno - para tratamento flacidez e rugas.

A Luz Pulsada possibilita o tratamento de várias lesões causadas pelo fotoenvelhecimento, em diversas áreas do corpo como face, dorso das mãos, colo e pescoço. Trata rugas finas, vasos faciais, rosácea, melanoses solares, dano solar crônico, alteração de textura da pele, olheiras, poiquilodermia (manchas, vasos e envelhecimento do colo e pescoço), e pode ser utilizada para depilação.

Laser

Laser vem da sigla em inglês que corresponde à expressão “Light Amplification by Stimuletad Emission of Radiation”. Na prática, é uma tecnologia que produz radiação eletromagnética contra determinado alvo na pele, que pode ser desde um pigmento, como por exemplo, a melanina (presente nas manchas de sol) até pigmentos de tatuagem, ou até mesmo a água, que é o alvo no rejuvenescimento.

Sua aplicabilidade é vasta na dermatologia e pode ser usado em muitas condições clínicas como manchas pigmentadas (melanoses solares e melasma), pigmentos de tatuagem, remoção de pelos, lesões vasculares, rejuvenescimento e estrias.

Existe um tipo diferente de laser para cada caso, cada um com características próprias para um determinado tipo de tratamento. Sua eficácia já é comprovada cientificamente há vários anos.
Vale ressaltar que os tratamentos a laser, assim como qualquer tratamento médico, devem ser feitos por um especialista, que saberá identificar as indicações e contraindicações e, assim, conduzir cada caso de maneira eficaz e adequada.

topo